Fundada em 1528, a Praia do Forte é hoje o ponto com maior variedade de atividades, além de partida ideal para excursões pelo Litoral Norte da Bahia, por permitir o rápido acesso a praias e reservas, e o retorno à vila para desfrutar um jantar em algum dos seus ótimos restaurantes. Com efeito, afora o interesse cultural, ecológico ou estético que despertam a vila, a Praia do Forte ostenta o Castelo Garcia D’Ávila, o Projeto Tamar, o Projeto Baleia Jubarte e a Reserva da Sapiranga. Caso prefira um roteiro no mar, quem sabe sair para avistar as baleias, ou simplesmente se deliciar mergulhando de snorkel, vendo os peixinhos multicoloridos virem comer na sua mão. Dependendo da época e das festividades, há espetáculos na praia, na rua, e restaurantes com música de diversos estilos, ao vivo.
A capela em estilo colonial, foi construída em 1900 por iniciativa dos pescadores, para homenagear e adorar o seu santo protetor. São Francisco, protetor de tartarugas, baleias e faróis, vem assistindo ao longo das décadas como as criaturas do mar migram, fantástica procissão, pelo seu lado. De costas ao vento Leste, virada sua porta e sua face à vila, devota e protegida, vê passar gerações de pescadores, ao mar, e voltar, com o fruto fresco de seu trabalho artesanal, que ali mesmo, sob seu olhar, é pesado e dividido.
O Museu do TAMAR da Praia do Forte foi criado em 1982. Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tudo isso posiciona o Museu entre os 5 mais visitados do Brasil.
A Praia do Forte a cada ano se torna um grande ponto de encontro das baleias cantoras. As Jubarte, nos meses de Julho e Outubro, trocam as águas geladas da Antártida pelo mar quente e agradável do litoral Baiano, onde cantam, fazem acrobacias e borrifam jatos de água a 3 metros de altura. Impossível não se sentir pequeno diante deste dócil mamífero que pode medir 16 metros e pesar 40 toneladas.
Profissionais treinados podem ser solicitados na Pousada para prestar terapias de massagem, tuiná, acupuntura e reiki. Seja por patologia física, energética ou emocional, as terapias integrativas visam tocar na dor músculoesquelética, as questões emocionais e os quadros de desarmonia de diferentes formas. Sendo assim, o acolhimento e o sentir, sempre farão parte do cuidar, pois o toque vai aonde as palavras não alcançam.